Mateus 25:31-33

³¹ E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
³² E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
³³ E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Esta página das Escrituras descreve seu futuro. Sim, se você se esforçar será capaz de enxergar-se neste trecho de Mateus. Ele conta detalhes do que acontecerá no dia do Juízo Final. Afirma que todos os anjos estarão presentes, que o Senhor Jesus Cristo reunirá toda a humanidade, separando-os em dois grupos. Um ficará à sua direita e outro à sua esquerda.

Jesus afirmou que agirá como um Pastor que separa as ovelhas dos bodes. As ovelhas ficarão à sua direita e receberão a bênção da salvação: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" Mateus 25:34b

Por outro lado, os bodes ficarão à sua esquerda e sofrerão a condenação:"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" Mateus 25:41b

Por que Jesus relaciona os salvos às ovelhas? Porque os salvos têm características próprias das ovelhas:

1. As ovelhas gostam de estar entre ovelhas. Têm afinidade com seus pares. Os salvos amam desfrutar da comunhão com seus irmãos em Cristo.

2. As ovelhas gostam de seu aprisco e facilmente aprendem o caminho que leva à porta do aprisco. Assim como os salvos que amam a Igreja e o lugar onde o povo de Deus se reúne para adorar, aprender e ter comunhão.

3. As ovelhas são fiéis à voz do pastor. Toda ovelha tem um pastor e é capaz de discernir sua voz. Elas fogem de outras vozes, mas tranquilizam-se quando ouvem o pastor. Assim são os salvos que valorizam seus pastores e se beneficiam de seus cuidados e ensinos.

4. As ovelhas são leais a seus pastores. O pastor não precisa temer ser atacado por uma de suas ovelhas. Assim são os salvos que amam seus pastores.

5. As ovelhas têm índole dócil. E os salvos têm generosidade autêntica. Esta bondade e amor ao próximo é destacado por Jesus neste texto nos versos 37 a 40. Sem ambicionar algo em troca, as verdadeiras ovelhas de Jesus são pródigas em socorrer seus irmãozinhos que sofrem: fome, sede, desabrigo, frio, doença e perseguição. Jesus ressalta que este cuidado mútuo é muitíssimo valorizado por Ele: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:40
 
Por outro lado, os bodes têm índole bem distinta das ovelhas. Eles não são dóceis e nem submissos à voz dos pastores. Inclusive, são capazes de chifrar seus donos e guardiães. Outra característica dos bodes é que eles fogem facilmente e são capazes de viver sós e no deserto. Inclusive, havia um ritual no AT que utilizava um "bode emissário", que era solto no deserto. Usava-se o bode porque sabia-se da índole rebelde do animal.

Assim são os "inimigos de Deus" - têm a índole do bode. Preferem o deserto ao aconchego do aprisco de Deus. É também por isso que o próprio Diabo acabou sendo relacionado à figura de um bode. Isto se deve também ao deus Pan, uma figura maligna que era adorada na antiguidade e que era representado por um ser meio homem e meio bode. 

Toda ovelha tem uma experiência de salvação com Jesus. Em João 10:16c, Jesus anuncia as ovelhas que iriam unir-se a Seu Rebanho: "...e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." Se ainda não aconteceu, que hoje - enquanto lê este texto, seja o dia da sua experiência de ouvir e render-se ao Pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não receberam a verdade